A Alice está totalmente certa.
Há a possibilidade forte de o LSD despoletar qualquer tipo de doesnça psiquiátrica latente pré-existente no individuo. Geralmente psicose, esquizofrenia ou doenças compulsivas/obsessivas. Por isto, pessoas com historial de doença psiquiátrica na sua família devem evitar qualquer droga psicadélica.
Depois há a possibilidade de uma 'bad trip' traumatizar temporária ou permanentemente o individuo. Stress pós-traumático, já ouviram falar?
Por isto é que a regra do 'set and setting' é de extrema importância: Estas substancias só devem ser tomadas quando o individuo está bem disposto, de bom humor (set) e num cenário em que se sinta *totalmente* seguro e confortável (setting).
E depois há a possibilidade remota dum síndrome do qual ainda nem foi ainda provada cientificamente a existência, dado pelo nome de HPPD (Post-hallucinogen perceptual disorder) que consiste na permanencia de distorções perceptuais - geralmente visuais - mesmo depois de o efeito da droga ter passado.
Apesar de como disse ainda não ter sido provada a existência, muitos utilizadores regulares destas substancias alegam ver visuais, padrões, na vida do dia-a-dia. Maior parte deles diz que isso não interfere com a vida deles, alguns preferem tomar niacidamina ou benzodiazepinas que atenuam estes efeitos.
Todos estes riscos são comuns a qualquer psicadélico (desde cogumelos a LSD, mescalina a DMT, salvia, etc...), não havendo razões para acreditar que LSD seja pior nisso do que os outros. Exceptuando claro, a sua duração e o facto de que tomar uma dose alta de LSD ser muito mais fácil que tomar uma dose alta de qualquer outro psicadélico (cogumelos sabem mal e são pouco potentes em termos de peso, mescalina sabe mal e é pouco potente em termos de peso, DMT é dificil de fumar, salvia é relativamente simples calcular uma dose e dura pouco tempo).
Pessoalmente, se eu desfocar a minha visão duma certa forma as coisas começam-se a mexer, a 'respirar' e a distorcer como se estivesse em psicadélicos. Não sei se isso sempre aconteceu e eu nunca tinha reparado, ou se foi por causa dos psicadélicos. De qualquer forma não me prejudica em nada, até pelo contrário: quando estou aborrecido nas aulas tenho sempre a possibilidade de fazer as letras no quadro dançarem
:grin: