O meu psicadélico preferido é LSD.
Entre cogumelos e mescalina, bem são completamente diferentes.
Pessoalmente gosto mais do tipo de trip da mescalina. Cabeça limpa, claridade mental, visuais super coloridos, sinestesia INTENSA. A trip mental é suave comparada com cogumelos. Amigável, subtil e muito interessante. Já ouvi a analogia que a trip de M é como uma lupa entre ti e o mundo que te rodeia. Concordo. Perceberás a analogia qd experimentares
Cogumelos é uma trip muito intensa, com muita confusão. Mais virada para o interior. A trip mental é tao intensa e confusa que muitas vezes nem sequer consegues apreciar os visuais. Se o cogumelo achar que precisa de te dar um pontapé no rabo, dá mesmo, e com força. Contudo teem uma profundidade que não é atingida pela mescalina (pelo menos até agora, nas minhas não muitas experiencias com M).
Apesar de parecer que os cogumelos são indesejáveis pela minha comparação, só os descrevo assim para fazer a contraposição com mescalina. Não são desagradáveis de todo, mas é mais facil 'atrofiares' ou assustares-te em cogumelos do que mescalina devido à confusão sempre presente.
Sabe contudo que já tive dezenas e dezenas de trips de cogumelos e só 2 experiencias com mescalina (extraída por mim de San Pedro). Portanto a minha análise pode não ser muito objectiva.
Quanto aos psicadélicos e "nao te metas nisso, eu sei que só queres experimentar mas ja ouvi casos de pessoas que experimentaram e ficarem deficientes para sempre".
Muitas dessas histórias de amigo para amigo não são verdadeiras. Maior parte delas são completamente inverosímeis ('um amigo do filho da tia da avó do alexandre meteu acidos e agora pensa que é um copo de sumo de laranja').
Contudo a experiencia psicadélica é sempre muito intensa do ponto de vista mental. Pode fazer-te lembrar de coisas que a tua memoria tinha reprimido, pode fazer-te ver a tua própria vida com olhos completamente diferentes (como uma pessoa de fora julgaria se soubesse a tua vida e atitudes TODAS), pode fazer-te morrer e renascer (literalmente - o teu EGO, não o teu corpo obviamente).
Naturalmente que são experiencias que podem ser traumatizantes, e que podem deixar cicatrizes para o resto da vida.
Tambem há a possibilidade de teres doenças psicológicas latentes, que se tornem aparentes e activas através do consumo de alucinógeneos. Como esquizófrenia ou psicoses.
E a possibilidade de uma doença que os ingleses chamam HPPD. Hallucinogen Persistent Perceptual Disorder. Consiste em ficares com algumas das distorções perceptuais do alucinogeneos durante dias, meses, anos ou até para sempre depois da experiencia (visuais, paredes a 'respirar', veres movimento no canto do olho, etc...). É muito raro isto acontecer, contudo.
Quando te metes nos psicadélicos, tens de saber o risco e aceita-lo. Os beneficios que estas experiencias podem trazer á tua vida são enormes, mas os prejuizos podem tambem ser enormes.
Dito isto, os psicadélicos nunca tiveram nada senão beneficios para mim. Mas conheço pessoas em que as coisas não se passaram bem assim :frown:
A chave é aceitar tudo o que eles tiverem para te mostrar, seja bom ou mau. Mesmo as bad trips são boas porque te fazem ver coisas que não verias de nenhuma outra forma.
Arriscar ou não arriscar? A escolha é de cada um. À partida se forem usados com responsabilidade e moderação não causarão problemas de maior, mas nunca se sabe...